quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Hierarquia Geológica

A geologia é caracterizada hierarquicamente por unidades geológicas agrupadas com base nas características litológicas, físico-químicas ou cronológicas.A essas unidades geológicas dá-se o nome de unidades estratigráficas.
Existem vários tipos de unidades estratigráficas:
  • Litostratigráficas - conjunto de rochas com a mesmas características líticas, abstraindo o tempo. A unidade litostratigráfica máxima é o grupo, que é composto por várias formações (unidade fundamental), que se divide em membros, e que tem como unidade básica a camada (varia de centímetros a metros).
  • Litodémicas - definem-se por características distintas de rochas associadas (intrusões magmáticas ou deformações tectónicas),e não seguindo as regras fundamentais da estratigrafia, pode ser delimitada estrigráficamente. A unidade fundamental é o litodema, e a unidade máxima é o conjunto.
  • Alostratigráficas - formado por alogrupos, compostos por aloformações, e dividido em alomembros, tem como definição o estudo das unidades compreendidas entre superfícies de descontinuidade e que permitem o seu mapeamento geológico.
  • Pedostratigráfica - agrupada em geossolos
  • Magnetostratigráfias - aplica-se a correlação entre as unidades, tendo em conta, o comportamento magnético aquando da formação das rochas. Agrupa-se em magneto zonas.
  • Cronostratigráficas - unidade que tem como referência a escala de tempo geológico, e que assim agrupa cronológicamente as camadas. É dividida em eonotema, que por sua vez, se divide em eratemas, agrupando vários sistemas, compostos por séries e que tem como unidade básica, o andar.
  • Geocronológicas - definem-se unidades tendo como em conta a sua idade, relativa e absoluta. As suas divisões correlacionam-se com as das unidades cronostratigráficas.
Eonotema - Eon
Eratema - Era
Sistema - Período
Série - Época
Andar - Idade
  • Biostratigráficas - baseia-se no registo de fosseis (ou outras formas de vida) preservados nas rochas, correlacionando essas camadas em que se inserem essas rochas. A essas camadas características desse registo biológico, dá-se o nome de biozona. Existem vários tipos de biozonas, como a cenozona, biozona de extensão vertical, acme ou apogeu e a biozona de intervalo.
Referência:
- Instituto de Geociências da Universidade de BrasÍlia; http://www.unb.br/ig/glossario
- Terra Planeta "Vivo" - Tempo Geológico
; http://domingos.home.sapo.pt/temp_geol_1.html
- Wikipedia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Geocronologia

Sem comentários: